“Criaturas da Mente”, documentário de Marcelo Gomes com Sidarta Ribeiro, abre 57º Festival de Brasília e divulga cena inédita

Produção traz olhar do neurocientista Sidarta Ribeiro sobre sonhos e a união entre o conhecimento científico e os saberes ancestrais de povos originários e de origem africana

 

O documentário “Criaturas da Mente”, de Marcelo Gomes com Sidarta Ribeiro, será o filme de abertura da 57ª edição do Festival de Brasília, que acontece entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

 

O longa acompanha o neurocientista Sidarta Ribeiro em sua jornada para melhor entender o universo dos sonhos e do inconsciente a partir da relação do conhecimento científico e dos saberes ancestrais de povos originários e africanos, transcendendo a tradicional lógica eurocentrista que marca a sociedade brasileira.

 

A sessão de “Criaturas da Mente”, no dia 30, contará com a presença do diretor Marcelo Gomes, de Sidarta Ribeiro e da produtora Maria Carlota Bruno.

 

O lançamento mundial do documentário no evento representa um novo capítulo na trajetória de Marcelo Gomes no mais longevo festival de cinema do país. Foi no Festival de Brasília que o cineasta estreou, em 1995, e venceu o prêmio de Melhor Curta em 35mm com “Maracatu, Maracatus”.

 

“Criaturas da Mente” é uma produção de João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, realizada em coprodução com Globo Filmes e GloboNews e em associação com Carnaval Filmes.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Marcelo Gomes

Com: Sidarta Ribeiro

Argumento e roteiro: Letícia Simões e Marcelo Gomes

Produção: João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno

Produção Executiva: João Vieira Jr., Nara Aragão e Camila Leal Ferreira

Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Montagem: Fabian Remy, EDT

Trilha Sonora Original: O Grivo

Som Direto: Pedrinho Moreira e Moabe Filho

Desenho de Som e Mixagem: Denilson Campos | Solo Áudio Estúdio

 

 

SINOPSE

O sonho como motor da revolução humana. Esse é o mote de Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro que, há 20 anos, estuda os mistérios do sonhar. No filme “Criaturas da Mente”, Sidarta explora como os sonhos e outras formas de acesso ao inconsciente podem transformar a experiência humana. Em sua investigação, propõe unir os saberes ancestrais dos povos originários e de origem africana no Brasil ao conhecimento científico, além de uma reavaliação científica das experiências com alucinógenos.

 

MARCELO GOMES | Diretor

Marcelo Gomes tem filmes selecionados em festivais internacionais como “Cinema, Aspirinas e Urubus” (Un Certain Regard, Cannes, 2005). O documentário “Estou me Guardando pra Quando o Carnaval Chegar” estreou em 2019 em Berlim. “Paloma” (2022) foi o vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio. Em 2024, estreou em Rotterdam seu último filme “Retrato de um Certo Oriente”.

 

SIDARTA RIBEIRO

Sidarta Tollendal Ribeiro é sonhador, capoeirista, pai do Ernesto e do Sergio, e companheiro da Luiza. É professor titular e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da UFRN, e pesquisador do CEE-Fiocruz. É autor de mais de 100 artigos científicos e de 6 livros, entre eles o mais recente “As Flores do Bem” (Fósforo). Atualmente é colunista de Sumaúma – Jornalismo do Centro do Mundo.

 

VIDEOFILMES | Produtora 

Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente considerada referência pelo conjunto de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para TV, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão sete documentários do mestre Eduardo Coutinho, incluindo “Jogo de Cena”, “Edifício Master” e “Últimas Conversas”. “Central do Brasil” e “Linha de Passe”, de Walter Salles; “Santiago” e “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles; filmes de diretores como Sérgio Machado (“Cidade Baixa”), Karim Aïnouz (“Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Marinheiro das Montanhas”), Flavia Castro (“Deslembro”) e Eryk Rocha (“Transeunte” e “Breve Miragem de Sol”). A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios internacionais, entre eles o Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim, a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes (“Linha de Passe”), Globo de Ouro, dois prêmios Bafta, além de oito indicações e um Oscar® por suas produções e coproduções.

 

COPRODUÇÕES GLOBO FILMES & GLOBONEWS

Globo Filmes e GloboNews assinam juntas a coprodução de mais de 100 documentários. São projetos artisticamente contundentes, diversos, atuais e que geram debates essenciais para a sociedade brasileira. Com linguagens e olhares que atravessam tempos e fronteiras, a parceria já alcançou mais de 15 milhões de pessoas em audiência e esteve em mais de 300 festivais no Brasil e no mundo, como Cannes, Hot Docs e IDFA, maior festival de documentários do mundo. E ganhou prêmios em Veneza, na Berlinale e no É Tudo Verdade (ÉTV), maior festival de docs do Brasil, que habilita o filme para o Oscar.

Alguns destaques: “Sinfonia de um Homem Comum”, de José Joffily (único brasileiro na mostra Frontlight do IDFA 2022, exibido no Hot Docs e Menção Honrosa do ÉTV 2022); “Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz (aplaudido de pé por 15 minutos no Festival de Cannes 2021); “Espero tua (Re)volta”, de Eliza Capai (vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim 2019); “Menino 23”, de Belisário Franca (pré-lista do Oscar 2017); “Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz (Melhor Documentário sobre cinema da Venice Classics no Festival de Veneza 2019); “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz (vencedor ÉTV 2020); “Cine Marrocos”, de Ricardo Calil (vencedor do ÉTV 2019).

 

BRETZ FILMES | Distribuidora

Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes já distribuiu filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Aïnouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia. Seus filmes participaram ou foram premiados nos principais festivais brasileiros e internacionais como os de Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Cannes, Berlim, Veneza, IDFA e HotDocs. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. 

Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil sendo que mais recentemente distribuiu longas como os indicados ao Oscar “Honeyland” e “For Sama”, além dos belos documentários nacionais “Sinfonia de um Homem Comum”, “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”, “Antonio Candido, Anotações Finais” e das ficções “A Festa de Léo” e “Pasárgada”.